O que ainda não te contaram sobre Diabetes Tipo 1

O que é Diabetes Tipo 1

A diabetes é uma doença metabólica que afeta muitas partes do corpo.

Dependendo do tipo de diabetes, o corpo não consegue produzir insulina (tipo 1) ou é incapaz de usar a insulina que produz adequadamente (tipo 2).

A insulina é um hormônio – um mensageiro químico que é transportado no sangue e regula funções importantes do corpo. Sem insulina, o seu corpo não consegue obter a energia de que necessita a partir dos alimentos que ingeriu.

O que ainda não te contaram sobre Diabetes Tipo 1

Esse hormônio vital geralmente é produzido no pâncreas e liberado na corrente sanguínea.

Aqui, ele permite que o açúcar (glicose) em nossos alimentos e bebidas seja transportado para dentro de nossas células e convertido em energia para nossos corpos. Sem insulina, nosso corpo não pode usar o açúcar no sangue, então o açúcar se acumula ali. Concentrações muito altas de açúcar no sangue causam vários sintomas.

Sintomas Diabetes Tipo 1

Eles podem nem sempre perceber no início. Mas açúcar no sangue muito alto (hiperglicemia) pode causar os seguintes problemas:

  • Micção frequente;
  • Sede extrema;
  • Cansaço e apatia;
  • Náusea; e
  • Tontura.

Se alguém tem níveis de açúcar no sangue extremamente elevados, pode sentir-se confuso e sonolento ou até perder a consciência (coma diabético).

Causas da Diabetes Tipo 1

A insulina é produzida nas células do pâncreas conhecidas como células beta.

Em pessoas com diabetes tipo 1, as células beta são atacadas por seu próprio sistema imunológico. Com o passar dos anos, essas células ficam tão danificadas que produzem pouca ou nenhuma insulina.

O que ainda não te contaram sobre Diabetes Tipo 1

O diabetes tipo 1 é mais comum em certas famílias. Isso significa que algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver diabetes por causa de seus genes. Acredita-se que outras coisas também desempenham um papel, por exemplo, infecções específicas ou fatores ambientais. Mas não está claro qual o papel exato que eles desempenham.

Diabetes Tipo 1 Tratamento

No diabetes tipo 1, o foco do tratamento é monitorar os níveis de açúcar no sangue todos os dias e usar insulina regularmente. A terapia com insulina compensa a falta de insulina no corpo e reduz a concentração de açúcar no sangue. É importante evitar o uso de muita ou pouca insulina, para evitar que os níveis de açúcar no sangue fiquem muito baixos ou muito altos. O tratamento para diabetes também visa prevenir complicações de longo prazo associadas ao diabetes, tanto quanto possível. Existem diferentes tipos de insulina e diferentes abordagens de tratamento.

Os níveis de açúcar no sangue não são afetados apenas pela quantidade de insulina que você injeta, mas também pelo que você come e bebe, bem como pela quantidade de energia que usa durante a atividade física. A hora do dia, doenças inflamatórias, outros medicamentos ou alterações hormonais também podem influenciar os níveis de açúcar no sangue. Portanto, a maioria das pessoas aprende a ajustar com precisão sua terapia com insulina de acordo com seu próprio corpo e hábitos pessoais.

Para que o tratamento seja bem-sucedido, as pessoas precisam estar bem informadas sobre seu diabetes, administrar sua própria terapia e ter assistência médica confiável. Mas, a longo prazo, sua saúde geral dependerá de outras coisas além dos níveis de açúcar no sangue. Aspectos como a pressão arterial podem ter um grande efeito no diabetes. Por causa disso, as pessoas com diabetes geralmente também tomam outros medicamentos, por exemplo, para prevenir doenças cardiovasculares.

Mitos e Verdades Sobre Diabetes Tipo 1

Gerenciar seu estresse e isto pode ser difícil se adaptar à vida com diabetes. Fazer mudanças na dieta e no estilo de vida, monitorar o açúcar no sangue, contar carboidratos e lembrar de tomar insulina e outros medicamentos costumam ser fontes de estresse. Com o passar do tempo, essas tarefas ficarão mais fáceis. Mas todo mundo tem dias em que se sente oprimido.

Trabalhe com sua equipe de tratamento de diabetes. Esta equipe de tratamento de diabetes geralmente inclui seu médico e enfermeiro em diabetes, clínico geral, nutricionista, oftalmologista e educador em diabetes. Dependendo de suas necessidades, sua equipe também pode incluir outros especialistas, como um pediatra, um profissional de saúde mental ou um cardiologista. Estas são as melhores pessoas para perguntar se você tiver alguma dúvida sobre sua condição. Eles também podem lhe dar algumas dicas sobre como lidar com o diabetes tipo 1. Informe a sua equipe de tratamento do diabetes se você estiver tendo problemas ou se sentindo estressado.

Cuidar bem de si mesmo pode reduzir o estresse causado pelo diabetes e ajudá-lo a lidar com sua condição. Certifique-se de que segue o seu plano de tratamento da diabetes. Alimente-se bem, faça exercícios e aprenda a monitorar seus níveis de açúcar no sangue . Dormir o suficiente todas as noites e reservar um tempo para relaxar e aproveitar a vida também são muito importantes. Seu cérebro e seu corpo estão conectados, então você terá mais facilidade em lidar mental e emocionalmente com seu diabetes tipo 1 quando se sentir bem fisicamente.

Se você está lutando para lidar com o diabetes tipo 1, lembre-se de ser paciente consigo mesmo. Embora você possa não ser perfeito, entenda que você ficará melhor no controle do diabetes a cada dia. Aprenda tudo o que puder sobre o diabetes tipo 1. Quanto mais você souber sobre sua condição, melhor cuidará de si mesmo. Você pode pedir ao seu médico para recomendar alguns livros sobre diabetes tipo 1. Crowne Curitiba também é uma grande fonte de informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/* */
error: